Dicas

Quantos KM dura um pneu? Descubra!

quantos-km-um-pneu-pode-rodar-depende

Provavelmente, você já se perguntou quantos km um pneu pode rodar. Saber o momento da troca dos pneus permite se programar para fazer esse investimento. Se você tem dúvidas, esse post vai esclarecer alguns pontos sobre a durabilidade dos pneus, a quantidade de quilometros que o pneu pode durar e como evitar que eles se desgastem mais rápido. Confira!



Quantos km um pneu pode rodar? Descubra!

O tempo de vida útil do pneu, na verdade, depende de muitos fatores. Entre os fatores estão a qualidade do pneu, o tipo de carro em que é montado, a classificação de desgaste e como carro é conduzido.

De maneira geral, um bom pneu de automóvel deve rodar entre 40 e 100 mil km.

Mas vale lembrar que cada pneu possui uma classificação de desgaste – ou seja, a quilometragem de vida útil esperada, calculada pelo fabricante. Essa classificação chama-se treadwear, e varia conforme o tipo de borracha usada no pneu (mais mole ou mais dura). Já falamos sobre o treadwear e sobre outras marcações dos pneus aqui no site.

Pouca gente sabe, mas não é só na quilometragem que o condutor deve ficar de olho. Outro item que pode adiantar o momento da troca é o tempo de vida do pneu. De modo geral, o pneu não tem prazo de validade. Mas a borracha tende a perder sua qualidade com o passar do tempo. O mais comum é o ressecamento e o surgimento de rachaduras.

pneu Goodyear molhado

A regra geral, de acordo com especialistas, é que você deve substituir seus pneus após 5 a 7 anos. Importante: Isso não significa 5 a 7 anos de uso, mas 5 a 7 anos de idade no total. Quando os pneus alcançam esse tempo de vida, a borracha perde a qualidade. Resultado: Os pneus endurecem, ressecam, surgem rachaduras e deterioram-se mais facilmente, mesmo que você rode apenas em ruas tão macias quanto um tapete.

Normalmente, um pneu dura entre três e quatro anos. Nos Estados Unidos, por exemplo, um cidadão dirige em média entre 22000 e 24000 km por ano, de acordo com dados da Administração Federal de Rodovias dos EUA. Uma outra pesquisa com vários milhares de pneus recém-descartados descobriu que a maioria tinha entre três e quatro anos de idade.

Juntando as duas informações e fazendo as contas (22000 km rodados por ano x 3 anos), temos que o pneu dura em torno de 66 mil km.



Quantos km dura o pneu de moto?

O pneu de moto dura bem menos que o pneu de carro. Um pneu de moto (de boa qualidade) rodando no asfalto pode chegar a até 15 mil km. Mas já temos pneus de alta performance que podem durar até 25 mil km.

Infelizmente, quem pilota em estrada de terra deve trocar os pneus antes. O pneu de moto que roda em estrada de terra (sem asfalto), tem duração de 10 mil km, em média.

Quantos km dura o pneu de caminhão?

Um pneu de caminhão dura pelo menos 60 mil km de rodagem. Existem também os pneus de melhor qualidade, que podem chegar a até 80 mil km.

Além dos fatores de desgaste dos automóveis (veja abaixo), os caminhões ainda possui outros, como a carga variável, temperatura, tipos de rodovia, quantidade de eixos do caminhão, quantidade de rodas, etc.



Quais fatores desgastam mais os pneus?

As perguntas “quantos quilômetros os pneus duram” e “quantos quilômetros os pneus devem durar” podem ter respostas diferentes, dependendo de vários fatores, como a potência e do peso do carro, o tipo de condução do motorista e até a sazonalidade do clima (período de chuvas, por exemplo).

Vamos entender esses fatores:

  • Tipo de pneu: Os pneus de alto desempenho têm uma aderência extra, mas podem desgastar-se mais rapidamente do que os pneus comuns, que têm menos resistência ao rolamento.
  • Qualidade do pneu: Pneus de alta qualidade são feitos para durar mais tempo, pois a borracha recebe compostos químicos que retardam o desgaste e o processo de envelhecimento.
  • Classificação de desgaste dos pneus: Os pneus possuem uma classificação de desgaste, que estima a expectativa de vida dos degraus do pneu. É o treadwear.
  • Transmissão: Os pneus se desgastam de maneira diferente nos veículos com tração dianteira, tração traseira e tração integral, devido à origem da força principal do movimento para a frente.
  • Condições da estrada: Se você precisar dirigir em estradas de terra regularmente, ou se encontrar construções, chuva e gelo, seus pneus sofrerão mais. Caso planeje usar seu veículo para off-road , isso também fará uma grande diferença.
  • Terreno: Se você mora em uma área com declives nas estradas, mais fricção nos pneus é necessária para iniciar e parar o veículo do que em superfícies planas.
  • Tipo de condução: Ter um pé de chumbo no acelerador e nos freios vai desgastar seus pneus mais rapidamente do que acelerando gradualmente e deixando que os costados façam parte do trabalho de frenagem.
  • Câmbio eletrônico: Veículos com transmissão automática também desgastam seus pneus mais rapidamente, haja vista que em certas manobras, como o kick down, quando o motorista pressiona o acelerador rapidamente para uma retomada, o câmbio automático reduz as marchas e transmite uma quantidade muito grande de torque sobre os pneus, o que os obriga a transferir toda esta energia ao solo através de atrito e de sua aderência.


Como fazer o pneu durar mais tempo?

indicador desgaste dos pneus

Creio que você esteja com essa pergunta na cabeça: “Como fazer para o pneu durar mais tempo?”. Bom, além de hábitos de direção mais cuidadosos, há algumas coisas que você pode fazer para prolongar a vida útil de seus pneus:

  • Mantenha os pneus calibrados: Calibre os pneus a cada 15 dias quando estiverem frios, ou seja, com no máximo três quilômetros rodados. A dica é inspecionar a pressão de ar dos seus pneus quando você abastecer, pois muitos postos de gasolina dispõem um compressor para inflar e calibrar pneu gratuitamente. A pressão deve estar no nível recomendado pelo fabricante do veículo. Pneus calibrados, além de dar mais segurança na direção e evitar o desgaste dos pneus, ainda ajuda a reduzir o consumo de combustível. Só benefícios!
  • Mantenha os pneus alinhados e balanceados: A combinação pneu/roda deve estar balanceada para evitar qualquer desequilíbrio e desgastes desiguais.
  • Marcas de segurança: Inspecione regularmente a profundidade das ranhuras do pneu, para saber se o desgaste já chegou ao limite. Respeite esse indicador, ele tem a ver com a qualidade dos pneus… e principalmente com sua segurança.
  • Rodízio: Girar seus pneus pode ajudar a prolongar suas vidas. Gire seus pneus para uma distribuição mais uniforme do desgaste dos pneus. O rodízio de pneus é recomendável cada 10 mil km rodados.
  • Faça manutenção: Leve seu veículo para manutenção regularmente programada.


Cuidados na hora de comprar o pneu do seu carro

Pneu é segurança. Você não precisa gastar todo seu dinheiro com pneus, mas evite comprar os mais baratos. Os pneus são a única parte de seu veículo que toca o chão, então certifique-se de que eles estão prontos para a tarefa.

treadwear, traction e temperature

Escolha pneus que tenham um treadwear alto e boa tração, e lembre-se do que dissemos antes: pneus de alto desempenho podem não durar muito.

Na hora de escolher um pneu, se você quiser evitar dores de cabeça, basta escolher uma combinação equilibrada de boa tração em piso molhado, direção confortável, baixos níveis de ruído e uma alta classificação de desgaste (treadwear).

Tópicos relacionados

  • quanto tempo dura o pneu
  • quantos quilômetros pneu roda
  • duração pneu moto
  • duração pneu caminhão
  • pneu durar mais tempo
  • qual vida util dos pneus