Pneu remold é bom? É seguro? Depende!
Pneu remold é bom? Saiba o que é o remold, como ele é fabricado, o que diz o INMETRO, prós e contras, e dicas para escolher seu remoldado!
Trocar os pneus do carro normalmente custa caro. Por isso, muita gente considera opções mais econômicas, como os pneus remold. Mas você sabe o que é pneu remold? é seguro? será que vale a pena comprar esse tipo de pneu? Vamos ver o que é o pneu remold, como ele é fabricado, o que diz o INMETRO, além das vantagens e desvantagens desses produtos.
O que é o pneu remold?
Também conhecidos como remoldados ou remodelados, os remold são basicamente um pneu usado com cara de novo. O pneu recebe uma camada de borracha por todo seu exterior (laterais e banda de rodagem), renovando a sua aparência e reaproveitando uma carcaça já desgastada pelo uso.
Para fabricar um pneu remoldado, as empresas especializadas inicialmente inspecionam o estado de conservação do pneu usado, avaliando se ainda oferece possibilidade de ser reaproveitado.
Veja também:
- Pneu furado: Como agir? Tem conserto? Confira!
- Pneu CEAT é bom? Veja nossa análise!
- Qual o Tamanho do Pneu do Hyundai HB20? Veja!
- Tamanho do Pneu do Fiat Uno: Veja as Dimensões!
- Qual o Tamanho do Pneu do Renaut Clio? Descubra!
Caso seja aprovado, a etapa seguinte é uma raspagem que remove toda a camada de borracha do pneu original (banda de rodagem e laterais), aproveitando-se somente a carcaça. Após reparos em possíveis danos, o pneu recebe cola e por cima, uma nova camada de borracha. Depois, o pneu passa pelo processo de vulcanização, finalizando a fabricação do remold.
Lá no fim desse post tem um vídeo que mostra o passo a passo do processo de fabricação dos remodelados na empresa Crystone. Vale a pena assistir!
Algumas pessoas confundem os remoldados com pneus recapados e os recauchutados. Todos são formas de reaproveitar pneus usados. Mas você sabe a diferença entre eles?
Diferença entre remold e recauchutados
A recapagem dos pneus é a substituição da banda de rodagem (base do pneu que entra em contato direto com o solo).
Já a recauchutagem troca a borracha da banda de rodagem e a dos “ombros” do pneu (entre a banda de rodagem e a lateral).
Logo, enquanto a recapagem e a recauchutagem recuperam apenas uma ou duas partes do pneu, o remoldado passa por um método de recuperação mais completo, reforçando toda sua estrutura. Por isso, se você estiver em dúvida entre um remold ou um recapado, a revista Quatro Rodas aconselha que você escolha o remoldado.
O INMETRO e a segurança dos pneus remoldados
O INMETRO aprova a fabricação e o uso de pneu remodelado. As reformas de pneus são regulamentadas pela Portaria 554 de 29/10/2015, e exigem, entre outras coisas, que os pneus utilizados para remold devem ter idade máxima de 7 anos. Os pneus reformados também devem possuir o Selo de Identificação de Conformidade do Inmetro, informando qual o tipo de recuperação foi feito (recapagem, remodelagem ou recauchutagem), data de conserto e número de vezes que esse pneu já foi reaproveitado.
Se for comprar um pneu remoldado, fique atento – por mais que ele pareça novo e íntegro. A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip) recomenda comprar apenas pneus remoldados que tenham o selo do Inmetro.
Pneu remold para motos
Outro ponto que foi abordado pela portaria 554. Pelas normas, o uso de pneus remold em moto é proibido.
A norma permite pneus reformados para veículos de passeio, comerciais leves e comerciais. Como dito, o uso em motocicletas e similares e veículos agrícolas é proibido.
Pneu remold: Prós
A maior vantagem dos pneus remold é, sem dúvida, o preço. Dependendo do modelo, o remoldado pode custar até 50% menos do que um pneu novo. O pneu remold é barato, e isso atrai a atenção do consumidor.
Outra vantagem é que os pneus remoldados colaboram com o meio ambiente, já que reaproveita as carcaças de pneus usados que seriam descartados sabe-se lá como.
Há recomendações também de que é mais seguro comprar um pneu remodelado do que um pneu meia vida, pois sua durabilidade e qualidade são altamente questionáveis.
ONDE COMPRAR
Pneu remold: Contras
Fique atento, pois o barato pode sair caro. Você já deve ter percebido que o pneu remold traz alguns perigos relacionados a qualidade e segurança.
Como o remoldado recebe uma nova camada de borracha em todo o exterior, você não consegue aferir adequadamente o estado do pneu. Sabemos que o pneu perde qualidade com a idade e uso inadequado e você não sabe se ele estava ressecado ou ralado.
A nova camada externa também esconde as características do pneu original (marca, procedência e especificações). Falhas na fabricação/vulcanização podem causar rasgos, furos e outros danos ao pneu remodelado.
Mesmo revestido com uma borracha nova, um pneu remold não tem a mesma qualidade de um pneu novo. A sua vida útil também é menor que a de um pneu novo, dura menos tempo. O pneu remodelado pode durar de 15 a 30% a menos do que um pneu zero.
Ao utilizar um pneu remold, você vai ter alguns problemas, como fortes ruídos. O balanceamento não fica perfeito, o que compromente a sua dirigibilidade. Há instabilidade constante, e seja nas curvas ou retas, a qualidade da dirigibilidade é duvidosa.
Apesar das normas impostas, sabe-se que a fiscalização nem sempre chega à todas as fábricas. O resultado são pneus recuperados de forma inadequada, causando insegurança por aí.
Enfim… Pneu remold vale a pena?
Respondendo ao título deste post se o pneu remold é bom e vale a pena, a resposta é não. Como vimos acima, o pneu remoldado não oferece muita confiança. O pneu é um componente de segurança muito importante – e você sabe que segurança deve estar sempre em primeiro lugar.
Claro, vai ter gente que usa/usou pneu remodelado com segurança e não teve problemas. Mas você quer correr esse risco?
Não tenha dúvidas que investir em pneus novos é a melhor opção. Nossa dica é: Faça um planejamento e opte por pneus de segunda linha, que também são baratos e trazem bem mais segurança.
Caso você opte pelo remoldado mesmo assim…
Se você quer insistir num pneu remold, há algumas recomendações. Use o remoldado somente em ambiente urbano e em baixas velocidades, no máximo 90km/h. Ou seja, pneu remold para viajar não é uma boa opção.
Procure comprar seu produto em lojas que ofereçam uma boa garantia, para não perder dinheiro caso seu pneu tenha algum dano de fabricação.
Marcas de pneu remold
Existem várias marcas de pneus remold, mas algumas se destacam. Vale lembrar que não estamos recomendando estas marcas, são opções que você vai encontrar no mercado.
Technomold
Os pneus Technomold são fabricados pela empresa Vincol Pneus. Os remoldados são feito com carcaças altamente selecionadas e com borrachas Vipal. Veja os produtos da Technomold no site.
Small Pneus
A Small Pneus é uma empresa de remoldagem de pneus automotivos. Possui vasta variedade de pneus com medidas especificas para cada veículo, com a certificação do INMETRO. Veja os produtos no site da Small Pneus.
GP Premium
A GP Premium fabrica seus pneus remoldados usando o sistema Premium System, que dá mais uniformidade ao produto. O pneu GP Premium é aprovado pelo Inmetro. Veja o catálogo de produtos no site da GP Premium.
Crystone Pneus
No ano de 1998 tiveram início as primeiras operações da Crystone Pneus em Petrópolis, região serrana do estado do Rio de Janeiro. A empresa atualmente é portadora do selo do Inmetro que atesta a qualidade de seus produtos. Saiba mais sobre a empresa no site da Crystone.
Resumindo
O pneu remoldado chama a atenção na hora da compra pelo seu valor até 50% mais barato que um pneu novo. Ele é fabricado através do reaproveitamento de pneus usados. Mas será que pneu remold vale a pena? Vimos que ele traz riscos de segurança. O melhor é preservar sua segurança, e adquirir pneus novos para o seu carro.
Tópicos relacionados
- pneu remold inmetro
- pneu remold serve para viajar
- pneu remold moto
- pneu remold vale a pena
- pneu remodelado é seguro
- pneu remold inmetro
- pneu remoldado compensa
- pneu remold desvantagens
- pneu remodelado da balanceamento
- pneu remold da pra viajar
- pneu remodelado dura quanto tempo
- pneu remold é bom
- pneu remoldado é perigoso