Selante de Pneu é bom? Funciona? Descubra!

Será que selante de pneu é bom e funciona mesmo? Entenda como a blindagem vai te ajudar a não passar apuros com pneu furado!


Uma coisa chata que acontece com todos os pilotos e motoristas é ter um pneu furado. Esse é aquele tipo de coisa que acaba com o dia de qualquer um. Felizmente, temos o selante de pneu, que é uma solução fácil e barata para o seu problema de pneu furado.

Mas quando devemos usar o selante de pneu? Será que ele protege mesmo? Tem alguma desvantagem em usar o selante no meu carro? Vamos responder essas e outras dúvidas. Confira!

O que é Selante de Pneu?

O selante de pneu é uma resina líquida seladora, fabricada a base de fibras, que é inserido no pneu pelo bico. Quando o produto está no pneu, ele se espalha por toda banda de rodagem quando o pneu roda.

Com o tempo, o líquido grosso acaba virando uma membrana uniforme na base interna do pneu, pronta para te salvar dos furos.

blindagem de pneu

Esse procedimento de injetar o selante no pneu também é chamado de blindagem de pneus. Mas, vale dizer, o processo real de blindagem de pneus é outro, que oferece resistência a situações muito mais críticas do que um prego no caminho.


Veja também:


Como funciona o Selante de Pneu?

Quando o pneu fura, a resina reage instantaneamente em contato com o ar, formando uma camada defensora que impede a saída do ar, evitando que o pneu fique murcho.

Basta retirar o prego que o líquido vai entrar no furo e vedar o buraco. E pronto. Não precisa de qualquer reparo adicional, permitindo que você siga seu caminho sem precisar trocar o pneu.

como selante de pneu funciona

Aliás, os fabricantes prometem que você não precisa nem visitar o borracheiro depois. Isso mesmo: A ação do selante no furo não é temporária, é definitiva. Pode continuar usando o pneu até o fim da sua vida útil sem precisar de remendos ou macarrãozinho.

Existe um selante para cada tipo de pneu: Carros, motos, bicicletas, caminhões e máquinas agrícolas, etc. As características do produto mudam conforme o tipo do pneu no qual será aplicado.

Vantagens e Desvantagens do Selante de Pneu

Embora sejam muito eficientes, os selantes de pneus possuem vantagens e desvantagens. Vamos ver algumas aqui:

Vantagens

De todas, a principal vantagem é que você não vai precisar parar para trocar o pneu do seu veículo. Dependendo de onde você esteja (como uma estrada movimentada ou lugar perigoso no meio da noite), parar para trocar o pneu pode comprometer sua segurança de diferentes formas.

Além disso, após o furo, você não precisa gastar com borracheiro. Pode continuar usando o pneu até chegar a hora de trocá-lo por desgaste.

Outro ponto positivo é que o selante não é muito caro, e vale a pena o investimento para quem pega estrada ou roda muito.

Para terminar, a aplicação do selante no pneu é bastante simples, e pode ser feita em qualquer borracharia ou mesmo em casa (caso você tenha saiba como fazer).

Desvantagens

A maior desvantagem é que, dependendo da quantidade de selante aplicado, ele pode alterar o balanceamento do pneu. Como o selante fica se movendo junto com a roda, dificulta a estabilidade do balanceamento.

O selante de pneu não pode ser aplicado em colchões de ar, boias, bolas, etc. Mantenha o selador no pneu!

Outra desvantagem é que o selante não protege contra danos nas paredes laterais do pneu. Primeiro, porque o selante é projetado para reparar perfurações exatamente na banda de rodagem. Segundo, porque enquanto o pneu gira, o selante acaba se concentrando justamente na banda de rodagem.

prego no pneu

Uma aplicação do selante é válida por aproximadamente quatro anos.Se você quiser manter a proteção máxima do selante, será necessário fazer a aplicação novamente.

Como Escolher um Selador para Pneus

Agora que você sabe para que serve o selador de pneus e como ele funciona, tenho certeza de que vai querer fazer a blindagem dos pneus do seu veículo.

Aqui vão algumas dicas para você escolher um bom selante de pneus:

Quanto menos melhor

Lembra que o selador de pneus compromete o balanceamento? A dica é: quanto menos selante, menos o balanceamento será comprometido. Escolha os selantes que conseguem oferecer a proteção com menos quantidade injetada dentro do pneu.

Prefira produtos com pós-venda

Se possível, faça a compra e aplicação da blindagem numa loja ou auto center especializado, que possa oferecer garantia do produto e suporte pós-venda.

Prefira produtos biodegradáveis

Se você estiver em dúvida entre duas ou mais marcas, dê preferencia para aquelas que são biodegradáveis, ou seja, não prejudicam o meio ambiente. Essa dica vale para os produtos químicos em geral. Vamos ajudar o planeta, certo?

pneu furado

Produtos com certificação

Alguns produtos nacionais possuem uma certificação da CESVI (Centro de Experimentação e Segurança Viária), um centro de pesquisa brasileiro dedicado à segurança viária e veicular e à disseminação de informação técnica para o setor e também para a sociedade. Os produtos que carregam a aprovação da CESVI foram testados por especialistas, o que traz mais confiabilidade no produto e segurança para os consumidores.

Pneus com selante de fábrica

Como vimos, o conceito de como funciona selante de pneus é bastante simples. Por isso, não demorou para as próprias fabricantes de pneus incorporarem essa ideia aos seus produtos.

Não estamos falando dos pneus run-flat.

A Michelin chamou essa tecnologia de Selfseal. É um pneu com selante instalado permanentemente para circundar o objeto e preencher o orifício, evitando o vazamento de ar e mantendo a pressão.

Na Continental, os pneus com selante interno são chamados de ContiSeal. A marca garante que 80% de todos os furos são tapados pela camada de vedação viscosa e pegajosa no interior do pneu.


Leia Também



Pneus em Oferta



voltar ao topo ↑