Bolha no Pneu: Tem Conserto? Tire Dúvidas!

O pneu com bolha tem conserto? Por que as bolhas se formam no pneu? Quais os riscos para a minha segurança? Acesse e tire suas dúvidas!

As bolhas no pneu podem surgir de repente, causando espanto nos donos de automóveis. Muita gente não sabe o que fazer quando elas aparecem, ou mesmo ignoram os seus perigos. E agora? Quais os riscos? É possível consertar a bolha no pneu? Já adianto que a melhor alternativa é trocar o pneu com bolha. Continue lendo para entender melhor.



Como surge a bolha no pneu

Primeiro, vamos entender como surgem as bolhas nos pneus (que alguns chamam de “pneu com barriga”). O principal motivo são impactos sofridos pelo pneu. Passar num buraco, numa valeta ou subir um meio-fio são suficientes para causar uma bolha no pneu.

Quando o pneu bate num buraco ou sofre algum tipo de choque, pode causar o rompimento da estrutura interna do pneu. Com isso, a pressão do ar de dentro do pneu empurra a borracha para fora, formando a bolha (ou barriga).

pneu com bolha

Ao contrário do que muitos pensam, não precisa estar rodando em alta velocidade para que os impactos nos pneus causem bolhas.

Quando um pneu tem bolha, a pressão interna do ar fica por conta somente da borracha externa, o que pode comprometer a segurança e a estabilidade do automóvel. Além do risco do pneu estourar, claro.

É por isso que muitos dizem que bolha no pneu é uma bomba relógio – mas sem hora para explodir.

Bolhas também podem aparecer se os talões forem danificados durante o processo de montagem dos pneus, ou se você manter a calibragem mais baixa do que a recomendada pela fabricante.

bolha no pneu

É importante frisar que as bolhas não são causadas por problemas de fabricação ou construção dos pneus, e podem aparecer tanto em pneus novos, quanto nos mais rodados.

Afinal, como as bolhas são causadas por motivos externos, podem aparecer até em carros que acabaram de sair da loja.



Como identificar bolha no pneu

É fácil saber se o pneu tem bolha. Além da deformação, que permite identificar só de olhar nas rodas, o pneu com barriga trepida quando o carro está em movimento

Além de tremer, o pneu que tem bolha faz um barulho bem diferente de quando está em perfeitas condições.


Leia também


O que fazer quando o pneu tem bolha

Agora que sabemos como surgem as bolhas nos pneus, já entendemos que a atitude mais segura (e recomendada) é trocar o pneu com bolha o quanto antes. De preferência por um pneu novo.

Depois que o pneu tem bolhas, deve ser descartado. Ainda que o pneu com bolhas esteja novo, não há remendo que dê jeito de garantir a segurança como antes.

pneu com barriga

Alguns profissionais vão afirmar que a vulcanização resolve. Acontece que a malha metálica interna do pneu, que foi avariada com o impacto, não é recuperada com esse processo. Ou seja, o pneu mantém os mesmos riscos para sua segurança.

Numa situação em que não seja possível trocar o pneu, opte por manter o pneu com bolha na dianteira. Isso vai trazer alguma chance de controle caso o pneu exploda.

Quando um pneu da frente estoura, o motorista tem alguma chance de controlar o automóvel mudando a direção do volante. Quando é um pneu do eixo traseiro que explode, fica mais difícil – ou impossível – controlar o veículo.



Como evitar bolhas nos pneus

Para evitar o surgimento de bolhas, a primeira coisa a fazer é verificar se a calibração do pneu está correta, conforme a recomendação do fabricante. Quando o pneu está calibrado adequadamente, os riscos desse tipo de dano se reduzem.

Ah, e evite subir meio-fio e outros obstáculos com o carro. Na hora de estacionar, não raspe os pneus no meio-fio.

Você vai gostar