Pneu furado: Como agir? Tem conserto? Confira!

Uma das coisas mais chatas que podem acontecer é o pneu furado. Veja como avaliar se o seu pneu tem conserto, e o que fazer quando isso acontece!

Uma das coisas mais chatas que podem acontecer é o pneu furado. As empresas sabem disso, e buscam alternativas para minimizar os aborrecimentos de ter um pneu avariado. Neste post explicamos como você pode avaliar se o seu pneu tem conserto, e o que deve fazer quando isso acontece!



Tipos de furo

O pneu pode perder pressão por um furo ou um corte. O furo é conseqüência de passar sobre objetos pontiagudos na estrada – por exemplo, pregos, parafusos ou vidros quebrados – que perfuram a base do pneu. Em alguns casos, o objeto fica preso no pneu e evita que o ar escape, mas não conte com essa sorte.

Já os cortes são podem ser causados por objetos pontiagudos, condições ruins do pavimento (estrada de chão ou buracos no estrada) ou até por partes salientes da carroceria.


Leia também


O pneu furou. E agora?

É fácil perceber que o pneu furou: O volante fica pesado, e o carro tende a puxar para o lado. Com o pneu murcho, você terá problemas na frenagem e dificuldade para desviar de outros veículos ou obstáculos.

Nesse momento, você precisa encontrar um lugar para fazer a troca. Caso não possa parar imediatamente, ligue o pisca alerta e ande a baixa velocidade, não ultrapassando os 20km/h.

pneu furado

Vale lembrar que os pneus radiais não foram feitos para rodar murchos ou com pouco ar. Em caso de rodarem furados ou totalmente vazios, podem deformar ou até rasgar completamente. Em outras palavras, quanto mais você rodar com o pneu furado, menor a chance de repará-lo.



Pneu furado: Como resolver

Não há muitas alternativas: Você pode tentar reparar o pneu ou trocá-lo pelo pneu sobressalente (o famoso estepe).

Spray reparador

Os pneus sem câmara de ar podem ser reparados temporariamente usando um spray reparadora. Existem diferentes marcas, mas todas funcionam da mesma forma: uma solução líquida que veda o furo de dentro para fora, e ainda enche o pneu com aproximadamente 16 libras. O spray reparador não serve para furos maiores que 5 milímetros e rasgos na lateral do pneu.

O pneu sobressalente (estepe)

O pneu sobressalente, também conhecido como estepe, é a solução caso o furo tenha sido grande, ou caso o pneu tenha rasgado na lateral. É importante manter o seu estepe calibrado, afinal nunca se sabe quando será necessário utiliza-lo.

Para fazer a troca do pneu:

  • Sinalize que você está fazendo manutenção do veiculo. Posicione o triangulo a uma boa distancia, para evitar sustos.
  • Acione o freio de mão e engate uma marcha (com o carro parado e desligado) para que ele não se mova durante a troca.
  • Pegue a chave de roda e solte os parafusos das rodas. Dê apenas uma volta com a chave, não tire os parafusos ainda.
  • Pegue o macaco e levante o carro.
  • Termine de soltar os parafusos.
  • Retire a roda com o pneu furado e coloque o pneu sobressalente.
  • Coloque os parafusos novamente, prendendo o estepe. Aperte os parafusos o máximo que conseguir.
  • Solte o macaco.
  • Com o carro já no chão, aperte bem os parafusos.

Pronto! Em alguns carros, o estepe é um pneu mais fino, temporário, apenas para a emergencia. Não rode a mais de 80 km/h com eles!

Tipos de reparo para o pneu furado

Atualmente, as borracharias estão usando dois recursos: O popular “macarrão”, o “manchão” ou os dois juntos.

  • Macarrão (ou refil): Esta é a opção mais comum, onde o furo é preenchido com um pedaço de elástico, sem que o pneu precise ser desmontado. É uma solução idealizada para uso temporário, mas que acaba se tornando permanente na maioria dos casos.
  • Manchão (ou plugue): Nesse caso, o pneu é desmontado, e aplica-se uma espécie de adesivo na parte de dentro do pneu, em cima do furo.
  • Manchão combinado: Outra opção muito usada, combina as duas técnicas anteriores. O macarrão é aplicado na parte externa, e o manchão garante o reparo na parte interna.


Devo comprar um pneu novo?

Conforme o tipo de pneu e do tamanho do furo, não será possível recuperar o pneu. Confira:

  • pneus de velocidade T (até 190 km/h): é possível reparar furos de até 6 milímetros na banda de rodagem e de até 3 milímetros nas laterais.
  • pneus de velocidade W (até 270 km/h): é possível reparar furos de até 3 milímetros na banda de rodagem. Rasgos e furos nas laterias não poderão ser reparados.
  • pneus de velocidade Y (até 300 km/h): não podem ser reparados.

Se o furo for maior que 6 milímetros, houve corte da banda de rodagem ou das laterais, esqueça. Nesse caso, a estrutura do penu foi danificada, e a opção mais segura é trocar o pneu por um novo.

Preciso trocar os dois pneus?

Os especialistas advertem que os pneus de um eixo precisam ser iguais, mantendo o mesmo nível de desgate e a mesma dimensão. Ao colocar um pneu novo no mesmo eixo de um pneu meia vida, perde-se essa igualdade. Por isso, na maior parte das vezes, você será obrigado a trocar os 2 pneus.

pneu murcho

Pior ainda nos carros com tração nas 4 rodas, em que a sugestão é mudar os 4 pneus. A substituição de um pneu apenas pode provocar confusão nos sistemas antiderrapagem ou no controle de estabilidade. Em certos casos, isso poderá causar danos importantes no veículo. Entrentanto, se todos os pneus forem novos ou semi-novos, a troca de um deles não vai gerar problemas.



Resumindo

Uma das coisas mais chatas que podem acontecer é o pneu furado. O pneu pode furar ou rasgar, e quando isso ocorre, há duas alternativas: Usar um spray reparador (caso seja um furo pequeno na banda de rodagem) ou substituir o pneu furado pelo estepe.

Existem técnicas de reparo de pneus furado, mas, dependendo do estrago que o seu pneu sofreu, talvez comprar um pneu novo seja a alternativa mais segura. Falando em segurança, avalie a possibilidade de trocar dois pneus, deixando-os no mesmo eixo.

Tópicos relacionados

  • pneu furado
  • pneu furado como fazer
  • pneu furado conserto
  • pneu furado como trocar
  • spray para pneu furado é bom
  • conserto pneu furado preço
  • quanto posso rodar com pneu furado
  • como saber se o pneu esta furado
  • prego no pneu como consertar

Você vai gostar