Pneu run flat tem conserto? Depende!

Pneu run-flat tem reparo? Vale a pena consertar? Depende. Entenda quando é possível reparar um pneu run flat.


Os pneus run flat são uma tendência a se popularizar cada vez mais no mercado. Poucos carros rodam com esse tipo de pneu, e se ele fura, vem a dúvida: pneu run flat pode ser reparado? Depende. Vamos explicar quais situações o pneu run flat pode ser reparado.

Você sabe como funciona o pneu run flat?

Muita gente não sabe direito o que é um pneu run flat. Nós explicamos: O run flat é um tipo de pneu que consegue rodar por algum tempo, mesmo se tiver um furo.

Ele roda com ar, assim como o pneu convencional. A diferença do pneu run flat para os pneus comuns é que ele possui um reforço de borracha na sua lateral, que sustentam o carro por algum tempo quando acontece um furo na banda de rodagem.

pneu run flat como funciona

Já publicamos aqui no site um post explicando como funciona o pneu run flat; é importante que você conheça bem sobre ele, para poder entender melhor se o pneu run flat tem reparo. Até falamos que, por enquanto, os especialistas apontam mais desvantagens do que vantagens nesse tipo de pneu.


Veja também:


Pneu run flat tem reparo?

Tendo em mente o funcionamento, fica mais facil entender se o pneu run flat tem reparo. As instruções sobre reparo desse tipo de pneu diferem entre os fabricantes, e de acordo com a maioria delas, encontrar um prego cravado no seu pneu run flat significa que você terá que comprar outro novo.

Fabricantes divergem se pneu run flat tem reparo

Interessante notar que não há um consenso sobre isso. Mas a maioria das fabricantes de pneus run flat não recomendam o conserto.

A Pirelli é uma das que não orientam o reparo de um pneu run flat com furo. Eles alegam que, ao rodar com o pneu sem pressão, há possibilidade de causar estragos na estrutura interna do pneu, tornando-os inseguros e inapropriados para uso.

Pirelli pneus

Em entrevista ao site Vrum, a Michelin explica que o pneu run flat tem reparo sim. Mas faz ressalvas: É possível apenas um reparo (da segunda vez já não tem jeito),  e além disso não é qualquer furo ou defeito que pode ser reparado. Veja mais abaixo.

Outra grande fabricante, a Bridgestone, também admite que o pneu run flat tem reparo. Inclusive possui um processo de análise, inspeção e reparo para seus pneus run flat em operação em alguns centros autorizados.

Para deixar o consumidor mais confuso, é possível notar um conflito entre as montadoras e as fabricantes de pneus run flat. A BMW declara explicitamente em seu manual que não há reparação de pneu run flat. Ou seja, a montadora opina sobre o pneu que o carro usa – mas que ela não fabricou. Entretanto, obviamente, ela deve ter recebido essa orientação de algum lugar – e esse lugar só pode ter sido a fabricante de pneus. Seria má intenção da montadora? Da fabricante? Das duas?

Pneu run flat com furo em baixo tem reparo

Mas como vimos, algumas marcas consideram que o pneu run flat tem reparo sim. Entretanto,  apontam algumas restrições.

A mais comum é sobre o local da perfuração. Só é possível fazer reparo no pneu run flat se o furo acontecer na banda de rodagem. E não pode ser um rasgo grande: O furo deve ter até 6mm de diâmetro.

Portanto, se for algo nas laterais, o pneu está perdido. Isso porque, como sabemos, a lateral é onde fica o reforço do pneu. Se essa região for comprometida, as fabricantes alegam que toda a estrutura do pneu estará afetada.

pneus Dunlop é bom

As fabricantes alertam também que o reparo deve ser feito nas revendas (da empresa que produz o pneu), concessionárias (da marca do veículo) ou oficinas especializadas, já que é necessário um equipamento especial para montagem e desmontagem desse tipo de pneu.

Mas… oficinas também se negam a reparar

Algumas oficinas e centro automotivos também não concordam em reparar um pneu run flat. Em vez de fazer o conserto, eles vão te sugerir a troca do pneu.

Eles alegam seguir a recomendação das fabricantes, que aconselham a não reparar os pneus run flat por uma razão importante: Graças à sua estrutura reforçada, pode ser difícil detectar qualquer dano secundário que tenha ocorrido como resultado de uma perfuração.

Em outras palavras, qualquer dano potencial à estrutura do pneu pode ser mascarada pela força adicional do pneu. É quando uma vantagem (o pneu ser reforçado) vira uma desvantagem (o reforço oculta outros problemas).

pneu run flat corte

Tem também o quesito “jeitinho brasileiro” do condutor. Será que o motorista seguiu as recomendações da fabricante, e andou até 80km com o pneu avariado?

A pura avaliação do pneu não permite ao técnico identificar se o motorista dirigiu seu carro a uma velocidade insegura ou por muitos quilômetros após a perfuração. Ao desrespeitar a indicação da fabricante, o condutor compromete a estrutura geral e a segurança do pneu.

Essa é uma estratégia de defesa dos centros automotivos que faz sentido. O técnico pode fazer um pequeno reparo que, na verdade, não solucione o problema. Além de ser um desperdício de dinheiro, e colocar sua segurança em risco, vai gerar um grande transtorno pra você e para a loja.

Resumindo, pneu run flat tem reparo?

Como vimos, o pneu run flat tem reparo dependendo da marca, onde aconteceu o dano e qual o tamanho do furo. Mas pode ser que o centro automotivo não faça o conserto, alegando que possa haver outros danos à estrutura do pneu.

Enfim, como falamos no outro post aqui do site sobre os pneus run flat, ele por enquanto trazem mais desvantagens do que vantagens. Torcemos para que essa tecnologia avance, e torne sua manutenção mais simples.

Tópicos relacionados


Leia Também



Pneus em Oferta



voltar ao topo ↑