Como funciona a etiqueta do INMETRO para pneus?

Você conhece a etiqueta para pneus do INMETRO? Sabe quais informações ela traz? Confira tudo sobre esta importante etiqueta!


Assim como os eletrodomésticos e outros produtos, os pneus também possuem uma etiqueta de classificação do INMETRO. Mas como funciona a etiqueta do INMETRO para pneus? Quais características ela avalia?

Confira as respostas para estas e outras questões neste super guia sobre a etiqueta do Inmetro para pneus!

O que é a etiqueta do INMETRO?

A etiqueta do INMETRO para pneus vem sendo adotada pelas fabricantes desde 2015. Entretanto, a partir de 2018 ela se tornou obrigatória nos pontos de venda.

A etiqueta do INMETRO para pneus traz a classificação de três fatores importantes sobre esse tipo de produto. São eles: a resistência do pneu ao rolamento, a aderência em pista molhada e o ruído externo.

etiqueta do INMETRO para pneus

A resistência ao rolamento

A resistência do pneu ao rolamento indica a facilidade com que o pneu passa no piso, e está relacionado à economia de combustível. Quanto menor a resistência do pneu com o solo, mais eficiente ele é, porque consegue rodar “solto” sem ficar “colando” no chão. Na prática, isso significa menos consumo de combustível e, consequentemente, menos emissão de gases poluentes.

Para o quesito de resistência ao rolamento, a escala vai de A (mais eficiente) à G (menos eficiente).

Para quem está sempre viajando com o veículo, essa é uma classificação importante. As fabricantes concordam que os pneus mais eficientes (aqueles próximos da posição A na etiqueta) economizam combustível, mas divergem sobre o quanto é economizado.

Um estudo da Continental diz que o pneu com resistência F pode aumentar em até 3,5% o seu consumo de combustível. Já o site da Kumho diz que a diferença de consumo de combustível entre pneus A e G pode chegar a 7,5%. Ambas concordam que a economia obtida pode ser ainda maior nos veículos comerciais.


Veja também:


Aderência em pista molhada

A aderência do pneu na pista molhada outro item avaliado na etiqueta do INMETRO para pneus. Este é um aspecto muito importante, pois está diretamente relacionado à segurança.

A classificação de aderência do pneu na pista molhada é obtida medindo a distância percorrida pelo veículo após a frenagem, com a pista molhada. Talvez você não saiba, mas quando pisamos fundo no freio (numa situação de emergência na estrada, por exemplo), o carro não para instantaneamente. O veículo ainda avança uma certa distância à frente, e essa distância até parar pode ser maior ou menor conforme alguns fatores (velocidade, rolamento, aderência do pneu, etc).

MRF na água

A distância de frenagem no piso molhado pode ser reduzida em até 30% em um veículo equipado com pneus classe A em relação aos de classe G. No caso de um veículo de passeio a 80 km/h, a distância de frenagem numa pista de média aderência pode ser até 18 metros menor.

Pneus com bom indicador de aderência também oferecem mais estabilidade nas curvas e dirigibilidade nas retas.

A escala de aderência dos pneus em piso molhado também vai de A à G na etiqueta do INMETRO para pneus, sendo A mais aderente e G menos aderente.

Nível de ruído externo

O parâmetro de nível de ruído externo do pneu se refere ao barulho gerado pelo pneu durante o deslocamento do veículo. Quanto mais eficiente o pneu, menos decibéis ele emite.

No caso dos veículos de passeio, uma onda na figura equivale a até 69dB de ruído, duas ondas de 70 a 72 dB e três ondas acima de 72 dB. O limite máximo é de 75 dB para pneus de veículos de passeio, 77 dB para pneus de veículos comerciais leves e 78 dB para pneus de caminhões e ônibus.

Como os pneus são avaliados?

Para a classificação presente na etiquetagem dos pneus, a segurança dinâmica dos produtos é avaliada pelo INMETRO através de diferentes testes. São eles:

No site do INMETRO você encontra mais detalhes sobre quais são e como são avaliados os critérios de desempenho presentes na etiqueta de pneus.

Todos os pneus tem etiqueta do INMETRO?

De acordo com a portaria 544/2012 do INMETRO, os pneus novos radiais de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus comercializados no mercado brasileiro, produzidos no Brasil ou importados, devem conter a etiqueta.

Ou seja, não são obrigados a exibir a etiqueta do INMETRO os pneus reformados, pneus de bicicletas, motocicletas, veículos agrícolas, veículos de competições, militares, industriais e pneus de empilhadeiras.

pneus black friday

Existe pneu com a melhor nota na etiqueta do Inmetro?

Sim, são raros mas alguns pneus à venda no Brasil conseguem obter as melhores notas na avaliação do INMETRO em todos os quesitos.

E não há uma linha de pneus 100% vencedora: Você vai perceber que é uma ou outra medida específica de um determinado modelo de pneu que consegue chegar a estes resultados.

Como exemplo de pneus certificados com nota A em resistência e aderência no Brasil, podemos citar o Pirelli Scorpion Seal Inside 235/55R18 100V, o pneu Continental ContiSportContact 5P 225/40R19 93Y, e o Michelin Pilot Sport 4 SUV 275/45R20 110V.

E no mundo, como funciona?

A etiquetagem de pneus não é uma exclusividade do nosso país. A União Europeia também possui uma etiqueta para os pneus que são comercializados por lá.

O modelo da etiqueta deles era parecido com o nosso (o que facilitava a importação de pneus), mas recentemente ela foi reformulada. Uma mudança importante foi a alteração da escala de letras da resistência e aderência. Antes a avaliação era de A até G, como a nossa, mas agora elas vão de A até E.

etiqueta de pneus da União Européia

A ilustração do nível de ruído mudou, mas na prática continua com três graduações.

Outra novidade são os indicadores de performance em condições severas de neve e/ou aderência no gelo, em alguns modelos de pneus de automóveis de passeio. O ícone de aderência na neve aparece apenas para os pneus de inverno e all-season que consigam bom desempenho em testes na neve. E o ícone de aderência no gelo será estampado para pneus de inverno que comprovarem performance excepcional em testes no gelo.

Se você ver um pneu com essa etiqueta por aqui, tome cuidado: A utilização de pneus para gelo em regiões como a nossa causa perda de performance (particularmente em piso molhado) e desgaste acentuado.

O site europeu da Goodyear tem um guia bacana sobre a etiquetagem de pneus na União Européia.


Leia Também



Pneus em Oferta



voltar ao topo ↑