Automóveis, Dicas

Pneu Barum é bom? Veja nossa análise!

pneu-barum-e-bom-veja-nossa-analise

Se você está lendo este post, é porque provavelmente se deparou com um pneu Barum barato, não é mesmo? A marca tem chamado cada vez mais a atenção dos consumidores por apresentar produtos com boa aparência e preços razoáveis. Porém, fica aquela dúvida: será que o pneu Barum é bom? Vale a pena comprar? Conheça a marca e confira nossa análise sobre os pneus da Barum!



Origem da marca Barum

A Barum é uma empresa de origem tcheca. Sua história teve início pelas mãos dos irmãos Bata, que montaram inicialmente uma fábrica de calçados ainda antes da Primeira Guerra Mundial.

Em 1931 passaram a fabricar pneus de bicicleta. Três anos depois, com o avanço da indústria automobilística, também iniciaram a produção de pneus para carros.

Barum historia

Após a Segunda Guerra, em 1948, a Bata uniu-se com outras duas fabricantes de pneus – Rubena e Mitas. O nome “Barum” é a união das iniciais destas três empresas.

Em 1993, a Barum foi incorporada ao Grupo Continental. Isso representou um salto à empresa, por oferecer mais possibilidades de pesquisa de produtos e acesso à novas tecnologias para fabricação de pneus. A partir daí a marca Barum começou a chegar mais longe, saindo da Europa para outras partes do mundo.

Fábrica da Barum

Atualmente a Barum fabrica pneus para carros de passeio, vans, SUVs, caminhões e máquinas pesadas. Mas aqui no Brasil, o pneu Barum é bom para carros leves. Veja mais sobre os produtos no site oficial da Barum.



Pneu Barum é bom?

A Barum é uma das marcas de segunda linha da Continental, oferecida como uma opção para quem busca pneus de menor custo. Por ser pouco conhecida por aqui, e com valor abaixo de outras marcas mais tradicionais, os consumidores ficam em dúvida se o pneu Barum é bom e vale a pena comprar.

Mas não tenha medo: Os reviews a respeito dos pneus Barum são bastante positivos. O desempenho em pista seca e a dirigibilidade são os pontos mais elogiados pelos clientes. A frenagem é segura, e o ruído é baixo. A durabilidade do pneu também é elogiada pelos consumidores.

Porém, alguns relatos alertam para problemas em piso molhado e em curvas de velocidade. Certo, sabemos que essas duas situações normalmente são os pontos fracos de praticamente todas as marcas, mesmo as premium. Mas há comentários de clientes que passaram apuros com pneus Barum nessas situações. Por isso, vale a pena ficar atento ao dirigir nestas condições.

Nos sites americanos, entre 80 e 90% dos consumidores que usam pneus Brillantis e Bravuris – as duas linhas disponíveis no Brasil – disseram que o pneu Barum vale a pena e recomendam a compra.

pneu Barum automoveis

O veredito é que o pneu Barum é bom, mas não está no nível das marcas de alto desempenho como Michelin, Continental ou outras, mas é uma opção para quem está pensando em colocar um pneu mais barato.

Mas se você tem um estilo de direção mais agressivo (costuma frear bruscamente, fazer curvas em velocidade, etc) ou pega estrada regularmente, é melhor investir num pneu de qualidade superior, como Hankook, Continental e Dunlop.

Enfim, a grana estiver curta, vale a pena comprar um pneu Barum em vez de um pneu remold. Aliás, publicamos aqui no Guia Pneus um post bem interessante com prós e contras dos pneus remold.



Pneu Barum no Reclame Aqui

Os índices do Reclame Aqui podem ser vistos como um importante indicador do atendimento e do cuidado das empresas com o consumidor.

Assim você tem uma ideia de qual dificuldade terá caso haja algum problema com o seu pneu Barum.

A Barum está cadastrada no Reclame Aqui desde 2016, e estes são os seus indicadores:

  • A empresa respondeu 100% das reclamações e resolveu 71% dos problemas;
  • A Barum recebeu 20 reclamações nos últimos 12 meses;
  • A maioria das reclamações são sobre pneu rasgado, gasto do pneu, bolhas e furos;
  • De todos que reclamaram, 57% voltariam a fazer negócio com ela e deram uma nota média de 7.3 para o atendimento recebido.

Barum reclame aqui



Pneus Barum: Modelos disponíveis

Aqui no Brasil, a Barum disponibiliza duas linhas de pneus. Vamos conhecê-las:

Pneu Barum Brillantis 2

barum brillantis 2

O Brillantis 2 é um modelo de pneu com boa tração e ótima dirigibilidade. A aderência em piso molhado fica na média: Não é a melhor, mas também não é ruim.

Macio e confortável, o Brillantis produz um pouco mais de ruído na estrada, especialmente quando o pneu começar a se desgastar, mas não chega a incomodar. A vida útil deste pneu é um ponto forte.


Pneu Barum Bravuris 3HM

barum bravuris 3hm

O Bravuris 3HM da Barum é um pneu de alto desempenho de baixo custo que oferece uma direção segura e confortável. Não chega ao nível dos pneus premium, mas tendo em vista o seu preço mais barato, cumpre o que promete.

Também possui uma longa vida útil, acima dos 30 mil km.

O ruído na estrada é baixo, e a dirigibilidade é muito boa principalmente em piso seco quanto. Falando nisso, o único ponto que poderia ser melhorado no Bravuris 3HM é a aderência em piso molhado: tem gente que alerta para risco de aquaplanagem com pouca água da estrada.